Atualização de PCDT do Transtorno Esquizoafetivo passa por consulta pública
Prazo para o envio de contribuições se estende até o dia 30 de novembro
Está aberta a consulta pública sobre a proposta de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Transtorno Esquizoafetivo. O primeiro texto foi publicado em 2014 e agora é encaminhado pela Conitec, com parecer favorável, para que receba contribuições da sociedade. O prazo se encerra no dia 30 deste mês. O Transtorno Esquizoafetivo pode se apresentar como uma variante da esquizofrenia, com sintomas e alterações de humor (mania, depressão ou ambos). O diagnóstico é de difícil definição, sendo necessária a exclusão de doenças isoladas, bem como de episódios de intoxicação, dependência ou abstinência álcool ou outras drogas. Em todos os casos, o entendimento acerca da gravidade e a duração dos sintomas é fundamental para a melhor condução do tratamento.
Clique aqui e participe da consulta pública.
O TEA também pode ocorrer de uma forma grave de transtorno depressivo ou bipolar, com sintomas psicóticos que não cedem completamente entre os episódios de humor, ou de duas doenças psiquiátricas relativamente comuns concomitantes - esquizofrenia mais um transtorno do humor (transtorno depressivo ou bipolar).
Leia aqui a proposta inicial de atualização do texto do PCDT.
O PCDT enfoca o tratamento medicamentoso do transtorno esquizoafetivo. No entanto, o Plenário ressaltou a importância do acompanhamento e das práticas psicológicas, educacionais, de estimulação cerebral e de programas de atividade física e cognitiva na rotina de saúde e cuidado daqueles que enfrentam o transtorno.