Atualização do PCDT de hepatite C e coinfecções
A hepatite C é uma doença infecciosa causada pelo vírus C (Hepatitis C virus - HCV) ocasionando inflamação do fígado, também conhecida como “epidemia silenciosa”. Aproximadamente 80% dos pacientes são assintomáticos ou apresentam sinais e sintomas inespecíficos – a hepatite C pode levar a complicações graves como cirrose e câncer hepático. A transmissão do vírus ocorre, principalmente, por via sanguínea e um dos principais grupos de risco são os usuários de drogas injetáveis devido ao compartilhamento de agulhas e seringas. Outros exemplos de contaminação são a falta de esterilização de objetos cirúrgicos ou odontológicos, transfusão de sangue e relações sexuais sem o uso de preservativo.
Sobre o PCDT
A proposta de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) visa a ampliação do acesso ao tratamento medicamentoso para todos os pacientes infectados pelo HCV. Essa iniciativa faz parte do plano nacional do Ministério da Saúde de erradicação da doença até 2030.
O PCDT proporciona um norteamento de todas as terapias já incorporadas no SUS, com à definição das linhas de cuidados aos pacientes, trazendo recomendações a serem seguidas por profissionais e gestores.
Após a análise e avaliação dos estudos apresentados, os membros do plenário da CONITEC decidiram encaminhar a atualização do PCDT de Hepatite C para consulta pública, vigente até o dia 19 de novembro, com recomendação inicial favorável. Clique aqui e acesse o relatório técnico.
Como participar da consulta pública
Para contribuir utilize os formulários eletrônicos disponíveis no link Consultas Públicas. Participe!