CNPq divulga selecionados em chamada pública sobre estudos de tecnologias em saúde incorporadas no SUS
Parceria com Ministério da Saúde irá incentivar pesquisas de monitoramento
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o resultado da chamada pública para seleção de estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde incorporadas no SUS. Em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a iniciativa visa incentivar pesquisas de monitoramento, etapa importante que avalia se medicamentos, produtos ou procedimentos disponíveis no SUS têm sido utilizados pela população e quais os resultados clínicos quando comparados com demais alternativas já disponíveis na rede pública de saúde.
Acesse aqui o resultado.
A chamada contemplou 11 linhas temáticas para pesquisas em áreas como neurologia, oncologia e infectologia. Cada linha engloba subtemas que consideram indicação e número de tecnologias, conforme preconizado no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT).
A publicação da chamada pública é uma iniciativa do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITIS) da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), área do MS que atua também como Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). A Comissão é responsável pela avaliação de incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, bem como na constituição ou alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica. O monitoramento das tecnologias incorporadas é uma etapa desse processo.