Conitec abre Consulta Pública para Fenilcetonúria
Um a cada 15 mil nascidos vivos no Brasil, pode ser diagnosticado com a fenilcetonúria (FNC). A doença genética requer uma dieta cheia de restrições (uma vida sem carne, ovo e uma série de outros alimentos, como trigo e feijão) e o não cumprimento implica danos muitas vezes irreversíveis no desenvolvimento cerebral.
Pacientes com a doença apresentam acúmulo do aminoácido fenilalanina devido à um erro no metabolismo. Por isso, precisam manter uma dieta pobre em proteínas e tomar suplementos ricos em aminoácidos.
Na 69º sessão plenária da Conitec, o medicamento dicloridrato de sapropterina, foi analisado com a indicação ao tratamento dos pacientes com FNC. A recomendação inicial do plenário foi pela não incorporação do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS). As evidências encontradas nos estudos analisados foram consideradas moderadas, ou seja, há incertezas quanto a segurança e a eficácia do medicamento, e para subsidiar essa decisão novos estudos são necessários.
A participação social é fundamental para análise final desse medicamento. A população poderá participar até o dia 10 de setembro!
Clique aqui e acesse o relatório de recomendação inicial da Conitec e saiba mais como a Comissão chegou a essa conclusão.
Como participar
Utilize os formulários eletrônicos disponíveis no nosso site, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões. Sua participação é muito importante!