Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conitec abre debate sobre o ácido ursodesoxicólico
Início do conteúdo da página

Conitec abre debate sobre o ácido ursodesoxicólico

  • Publicado: Segunda, 06 de Agosto de 2018, 16h23
  • Última atualização em Terça, 09 de Outubro de 2018, 15h47
  • Acessos: 1966

Conhecida também como cirrose biliar primária, a colangite biliar primária (CBP) é uma doença rara e crônica que afeta o fígado provocando inflamação e destruição progressiva das vias biliares (pequenos canais que transportam a bile do fígado a vesícula biliar e para o intestino). Apesar de suas causas não estarem esclarecidas, é considerada uma doença autoimune e afeta principalmente mulheres dos 40 aos 60 anos.

Embora não exista cura da doença, o tratamento se for iniciado precocemente, possibilita o controle dos sintomas, evitando seu agravamento. Em alguns casos, especialmente quando os danos já estão muito avançados, é necessário transplante de fígado. 

O ácido ursodesoxicólico (AUDC) é indicado para doenças hepato-biliares (doenças do fígado e vias biliares). Porém, de acordo com a análise dos técnicos do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS), do Ministério da Saúde, a evidência atualmente disponível sobre eficácia e segurança do AUDC para tratamento CBP tem nível de evidência e grau de recomendação muito baixo. Por esse motivo, a Conitec decidiu recomendar preliminarmente pelo sua não incorporação no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Clique aqui e veja o relatório que auxiliou na decisão da Comissão. A Consulta fica aberta até o dia 23 de agosto.

 Como participar

Utilize os formulários eletrônicos disponíveis no nosso site, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões. Sua participação é muito importante!

registrado em:
Fim do conteúdo da página