Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Conitec atualiza PCDT da Hepatite e recomenda a incorporação de duas novas terapias
Início do conteúdo da página

Conitec atualiza PCDT da Hepatite e recomenda a incorporação de duas novas terapias

  • Publicado: Quinta, 15 de Março de 2018, 10h51
  • Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 10h26
  • Acessos: 3297
O Ministério da Saúde planeja eliminar a Hepatite até 2030

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde publicou nesta quinta-feira, dia 15 de março, a portaria que atualiza o Protocolo Clínico e as Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Hepatite C Crônica e incorpora os medicamentos: elbasvir+grazoprevir e ledispavir+sofosbuvir, duas novas alternativas terapêuticas que auxiliarão no combate à Hepatite. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da Hepatite C em todo o mundo.
 
Os medicamentos ledispavir+sofosbuvir e elbasvir+grazoprevir foram incorporados após avaliação da Conitec. Além de garantir a ação direta na eliminação do vírus, as novas terapias demonstram manter a carga viral indetectável em mais de 90% dos pacientes tratados. Para alcançar os melhores resultados no tratamento, ainda em plenária, foi atualizado o PCDT que garantirá acesso à terapia medicamentosa e o devido acompanhamento dos pacientes no SUS.
 
Em 2015, com o assessoramento da Conitec, o Ministério da Saúde incorporou os primeiros antivirais de ação direta para o tratamento da Hepatite C no SUS. A partir desta data até dezembro de 2017, cerca de 65 mil tratamentos foram realizados. A partir da utilização dessas novas terapias, de ação direta e curta duração, o Brasil passou a se destacar no cenário mundial no controle e combate epidemiológico da Hepatite.
 
Hepatite C
 
É uma infecção viral que acomete o fígado. Por se tratar de uma doença silenciosa não apresenta sintomas, fazendo com que a infecção aguda seja menos sintomática e a evolução da doença alcance a forma crônica. Transmitida pelo compartilhamento de seringas ou objetos cortantes contaminados, transfusão sanguínea e relações sexuais desprotegidas, a Hepatite C é a maior causa de óbito entre hepatites virais no mundo.
E em até 180 dias, conforme estabelecido no Decreto nº 7.646/2011, os medicamentos incorporados estarão disponíveis no SUS.
 
Clique aqui para acessar as tecnologias incorporadas e disponíveis no SUS para Hepatite C.
 
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página