Conitec disponibiliza três enquetes para participação da Sociedade
Comissão quer contar com a participação da população na elaboração de novos protocolos clínicos
A Conitec realiza, até o dia 20 de fevereiro, 3 (três) enquetes com o objetivo de receber sugestões e opiniões da Sociedade para elaboração de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). Os temas são: febre maculosa, malária e chikungunya.
A finalidade da enquete é possibilitar a participação da sociedade desde a primeira etapa da elaboração dos PCDT (definição de escopo), permitindo a identificação dos aspectos mais relevantes para o cuidado. Os PCDT são documentos que têm como objetivo garantir o melhor cuidado de saúde no SUS, incluindo recomendações de condutas, medicamentos ou produtos para as diferentes fases evolutivas de um agravo à saúde ou de uma determinada condição.
Febre maculosa, malária e chikungunya
A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril e aguda, transmitida por carrapatos, de gravidade variável. No Brasil, a Febre Maculosa é causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é transmitida pelo carrapato. A FM é uma doença de notificação compulsória imediata ao Ministério da Saúde.
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada pelo parasita Plasmodium. No Brasil, três espécies do protozoário parasita Plasmodium estão associadas à malária em seres humanos: P. vivax, P. falciparum e P. malariae.
Com sintomas parecidos com os da dengue, a febre de Chikungunya é causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), da família Togaviridae e do gênero Alphavirus. É transmitida principalmente pelas fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, infectadas pelo CHIKV.
Para participar das enquetes, basta acessar o portal da Conitec: http://conitec.gov.br/enquetes.