Consulta Pública avalia ampliação de prazo para início de tratamento de AVC isquêmico no SUS
A trombectomia mecânica já está incorporada ao SUS para pacientes atendidos em até oito horas após o início dos sintomas do AVC. Agora, a Comissão avalia a ampliação do prazo para realização do tratamento
Está em avaliação na Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) a incorporação da trombectomia mecânica para tratamento de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico agudo no SUS em que os sintomas tiveram início entre oito e vinte e quatro horas. O AVC é causado pela falta de circulação de sangue no cérebro quando ocorre entupimento ou rompimento dos vasos. O procedimento analisado permite a desobstrução da região afetada e já está incorporado ao SUS para os casos em que os sintomas da doença tiveram início em até oito horas. O prazo para o envio de contribuições se encerra no dia 19 de outubro.
Existem dois subtipos de AVC: isquêmico e hemorrágico. O primeiro é o mais comum, representa 85% de todos os casos. O AVC isquêmico é considerado agudo durante as primeiras oito horas do início dos sintomas.
Para participar da consulta pública, clique aqui.
O parecer da Comissão foi desfavorável à ampliação do prazo, por entender que, além do elevado impacto orçamentário, seria interessante obter dados reais da incorporação do procedimento nas primeiras oito horas e, posteriormente, avaliar a ampliação para até vinte e quatro horas.
Os sinais e sintomas são fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna; confusão mental; alteração na fala e na visão; dor de cabeça repentina e intensa.
Leia aqui o relatório de recomendação.
Saiba mais
De acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Trombólise, o ideal é que o paciente seja encaminhado para um local especializado, com estrutura adequada para o atendimento, como um Centro de Atendimento de Urgência ao Acidente Vascular Cerebral. O medicamento alteplase, um ativador de plasminogênio tecidual, pode ser utilizado dentro das primeiras horas do início dos sintomas. No entanto, existem contraindicações, como cirurgia recente, sangramento ativo, anormalidades de coagulação e histórico de trauma e de hemorragia intracraniana.