Consulta Pública avalia incorporação de procedimento para tratar cálculos biliares
Colangiopancreatografia Endoscópica Retrógada já está incorporada ao SUS para o diagnóstico de cálculos e, agora, pode ser incluída também como tratamento
Está aberta, até o dia 24 de junho, a consulta pública sobre a incorporação da colangiopancreatografia Endoscópica Retrógada (CPRE) como opção terapêutica para retirada de cálculos das vias biliar e pancreática. Após analisar as evidências sobre o tema, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – Conitec considerou haver benefícios na administração dessa técnica para o tratamento da doença e recomendou, inicialmente, a incorporação ao SUS. Os estudos analisados mostraram que a CPRE apresentou-se como um procedimento menos invasivo, sendo uma opção de tratamento mais confortável para os pacientes e equipes médicas, em comparação à técnica já incorporada ao SUS. Leia aqui o relatório.
A ocorrência de cálculos nas vias biliares e pancreáticas é uma condição benigna, mas se não tratada corretamente pode levar a complicações mais graves, como pancreatite aguda. A CPRE, procedimento endoscópico realizado por meio de um tubo flexível dotado de lentes, é utilizada para aa visualização e localização dos cálculos. Nos casos de obstrução, a CPRE atua como um tratamento dos ductos biliares e pancreáticos, pois possibilitam a desobstrução dos mesmos.
Consulta Pública
As contribuições enviadas por meio da consulta pública podem confirmar ou modificar a recomendação do Plenário. Informações técnicas e científicas e relatos de experiência sobre o uso desse procedimento ou de outros com mesmo objetivo auxiliam a avaliação de incorporação feita pela Conitec. Para participar basta preencher os formulários eletrônicos disponíveis no site, no link Consultas Públicas.
registrado em:
Últimas notícias