Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Consulta pública avalia PCDT sobre retinopatia diabética
Início do conteúdo da página

Consulta pública avalia PCDT sobre retinopatia diabética

  • Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 14h06
  • Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 16h01
  • Acessos: 1401

Doença que acomete a retina afeta cerca de 1 a cada 3 pessoas com diabetes mellitus

Está aberta a consulta pública sobre o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Retinopatia Diabética (RD). A proposta de texto foi atualizada e encaminhada para publicação após recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). O tema foi considerado pelo Plenário durante avaliação do medicamento ranibizumabe, no ano passado, para pacientes com edema macular diabético (EMD), outra forma do diabetes mellitus (DM) de acometer a retina. A tecnologia foi posteriormente incorporada ao SUS como mais uma opção para pacientes que enfrentam problemas oculares e risco de perda da visão em razão da doença. A retinopatia diabética é uma condição que afeta cerca de 1 a cada 3 pessoas com DM.

Participe da consulta pública clicando aqui.

O texto do atual PCDT engloba pacientes com DM dos tipos 1 e 2 e traz um detalhamento sobre rastreamento e prevenção, bem como sobre exames para diagnóstico, tratamento e monitoramento de pacientes. Por exemplo, para pacientes com DM1, é recomendado que o primeiro exame oftalmológico para rastreamento da RD seja realizado em até cinco anos após a instalação da doença (DM) ou início da puberdade. Para pacientes com DM2, é recomendado que o exame oftalmológico seja realizado imediatamente após o diagnóstico. Todo o escopo informativo serve para orientar e garantir uma intervenção segura, se possível precoce, uma vez que muitas pessoas não apresentam sinais ou sintomas nos estágios iniciais da doença.

Leia aqui o texto inicial.

O Protocolo também traz informações sobre os fármacos utilizados no tratamento e sobre as formas indicadas para a correta administração.

registrado em:
Fim do conteúdo da página