Consulta Pública sobre as insulinas análogas é prorrogada
Foi prorrogada a Consulta Pública para avaliação de incorporação ao SUS das insulinas de ação prolongada (glargina, detemir e degludeca) para pacientes com diabetes mellitus tipo I (DMI) até o dia 28 de janeiro. Pacientes, profissionais de saúde, gestores e demais interessados poderão participar do processo e enviar suas contribuições para a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – Conitec.
A DMI é caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia) e está entre as principais causas de morte no Brasil. Também conhecida como diabetes juvenil, a doença é crônica e progressiva, caracterizada por distúrbios do sistema imunológico que causam danos irreversíveis ao pâncreas, órgão responsável pela secreção da insulina, hormônio essencial para controle dos níveis de glicose no sangue. Por isso, esses pacientes devem administrar insulina diariamente. Clique aqui e veja o relatório inicial de recomendação da Conitec.
Como participar
Basta utilizar os formulários eletrônicos disponíveis no site da Conitec, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões, sua participação é muito importante.