Consulta Pública sobre o tratamento para colangite biliar primária
Até o dia 17 de junho, a população poderá enviar contribuições sobre a proposta de Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para colangite biliar primária. Com recomendação inicial favorável da Conitec, esse é o primeiro documento elaborado especificamente para pacientes com a doença e orienta as terapias medicamentosas, o diagnóstico e cuidado ofertado no SUS.
A elaboração desse PCDT ocorreu após a incorporação do ácido ursodesoxicólico, em dezembro de 2018, como opção terapêutica para pacientes com colangite biliar primária. Além da administração dessa terapia, o PCDT também prescreve cuidados com alimentação e exercícios físicos, além de sugerir os casos em que o paciente deve ser submetido ao transplante hepático.
Colangite Biliar
A colangite biliar primária (CBP) é uma doença crônica e autoimune, ou seja, o sistema imunológico ataca as células saudáveis do fígado, podendo causar cirrose hepática e necessidade de transplante do órgão. Com tendência de ocorrer na meia idade, a CBP se manifesta de forma assintomática, e por isso, o diagnóstico geralmente é tardio. A maioria dos doentes só desenvolvem sintomas muitos anos após o conhecimento da doença.
Cansaço excessivo, coceira no corpo, perda de peso, desconforto abdominal e icterícia estão entre as principais manifestações.
Consulta Pública
Acesse aqui a proposta inicial do PCDT. Pacientes, profissionais de saúde e demais interessados pelo tema podem enviar contribuições por meio dos formulários eletrônicos disponíveis no site, no link Consultas Públicas. Sua participação pode auxiliar a Conitec a elaborar a recomendação final, participe!