Consulta Pública sobre PCDT para prevenção de tromboembolismo venoso em gestantes com trombofilia
Disponível até o dia 27 de novembro, a Consulta Pública sobre a proposta de PCDT para prevenção do tromboembolismo venoso em mulheres grávidas. Esse documento foi elaborado após a incorporação, no ano passado, do medicamento enoxaparina para o tratamento preventivo em gestantes com trombofilia. O protocolo em avaliação orienta a administração desse e de outros tratamentos que poderão ser usados pelas pacientes, além de definir critérios para o diagnóstico, cuidados e monitoramento da doença durante a gestação. A apreciação inicial da Conitec foi favorável à aprovação do texto do PCDT. Leia aqui a proposta.
As mulheres grávidas são até cinco vezes mais propensas a sofrer trombofilia, uma condição em que as veias e artérias são obstruídas por coágulos e que pode provocar desde inchaço e alterações na pele até o desprendimento da placenta, pré-eclâmpsia, restrição no crescimento do feto, parto prematuro e aborto.
São fatores de risco relacionados à ocorrência de trombofilia: doença cardíaca, doença falciforme, diabetes, lúpus, tabagismo, gravidez múltipla, idade superior a 35 anos, obesidade e cesariana prévia (especialmente as de emergência).
Mulheres com trombofilia devem receber tratamento preventivo já na segunda fase do ciclo menstrual de possível concepção e este deve ser mantido caso a gestação aconteça. Se a gestação ocorrer sem a prevenção, o tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível.
Participação Social
As contribuições enviadas durante esta consulta pública podem confirmar ou modificar o texto deste PCDT. Para participar acesse o formulário eletrônico disponível no nosso portal, no link Consultas Públicas.