Consulta Pública sobre tratamento para Síndrome Hemolítica Urêmica Atípica
Está aberta a Consulta Pública sobre a incorporação do eculizumabe para tratamento de pacientes com a Síndrome Hemolítica Urêmica Atípica (SHUa). As contribuições podem ser feitas no site da Conitec até o dia 12 de agosto.
A SHUa é uma doença grave e muito rara que desregula parte de um sistema de defesa do organismo (sistema complemento) e provoca lesões na parede interna dos vasos sanguíneos. Essa desregulação causa danos em diversos órgãos, sendo mais evidenciada nos rins e nas células do sangue.
O medicamento analisado, o eculizumabe, atua bloqueando a resposta inflamatória e impedindo que o próprio organismo destrua suas células. A Conitec analisou as evidências científicas sobre eficácia, efetividade, segurança, custo-efetividade e impacto orçamentário e, inicialmente, recomendou a não incorporação dessa opção terapêutica para a doença. Considerou-se que existem incertezas sobre seus benefícios, além de seu uso estar associado a uma alta frequência de reações adversas graves. Além disso, o diagnóstico da doença é de difícil conclusão e a incorporação deste medicamento apresenta um elevado impacto orçamentário. Acesse aqui o relatório técnico.
As contribuições enviadas pela sociedade podem confirmar ou modificar essa análise e auxiliar na elaboração da recomendação final. Participe!
Relatório para Sociedade
Em linguagem simples e acessível, os Relatórios para Sociedade traduzem o relatório técnico sobre as tecnologias em saúde analisadas pelo Plenário. O objetivo é facilitar a participação da sociedade durante as consultas públicas! Quer saber mais sobre o tema analisado? Acesse aqui o relatório sociedade.