Diabetes em pauta
É possível participar da Consulta Pública do empagliflozina até o dia 10 de setembro
Há dois tipos de diabetes - Diabetes Mellitus (DM) tipo 1 e tipo 2. A primeira está relacionada ao sistema imunológico, que ataca as células responsáveis pela produção de insulina. Já a tipo 2 está associada a dificuldade do organismo em usar adequadamente a insulina produzida resultando em um controle insuficiente das taxas glicêmicas. Cerca de 90% das pessoas com a doença possuem esse tipo.
O tratamento da diabetes tipo 2 consiste basicamente em tratamento não medicamentoso baseado na adoção de hábitos de vida saudáveis como: alimentação equilibrada, prática de atividade física e abandono do tabagismo. Já o tratamento por meio de fármacos utiliza antidiabéticos orais (hipoglicemiantes) ou ainda insulinoterapia são indicados quando os pacientes não apresentam sucesso no tratamento com as medidas anteriores.
Dentre os antidiabéticos orais para o tratamento da DM tipo 2 está a empagliflozina, que de acordo com a bula é ainda indicado no tratamento de pacientes diabéticos que apresentem doença cardiovascular estabelecida. Após a análise e avaliação do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/MS), os membros do plenário da Conitec decidiram recomendar a não incorporação do medicamento, devido as fracas evidências de efetividade, não sendo possível determinar se os benefícios apontados no estudo para o grupo que o utilizou foram resultantes do uso dessa terapia.
Clique aqui e acesse o relatório de recomendação inicial da Conitec.
Como participar
Utilize os formulários eletrônicos disponíveis no nosso site, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões. Participe, sua contribuição é muito importante nesse processo.