Dois novos medicamentos são avaliados para o tratamento do câncer renal
O rim é um órgão vital que além de regular os níveis de água e de sais minerais, também é responsável pelo estimulo à produção/fabricação das células vermelhas (hemácias) e o metabolismo da vitamina D.
Existem diferentes tipos de carcinomas que podem atingir o rim. Aquele com o maior número de casos é o carcinoma de células renais (CCR). No Brasil, a prevalência estimada é de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes. E para complementação do tratamento desta doença no Sistema Único de Saúde, a Conitec analisou os medicamentos: malato de sunitinibe e cloridrato de pazopanibe, ambos inibidores.
Após a análise, os membros do plenário concluíram que o benefício obtido com os medicamentos avaliados foram discretos e possuem similaridade a vários outros medicamentos já utilizados no tratamento do carcinoma renal. E por este motivo a recomendação inicial da Comissão foi pela não criação de um novo procedimento, para inibidores de tirosina quinase, que incluiria o sunitinibe e o pazopanibe.
É possível participar da Consulta até o dia 8 de outubro. Clique aqui e acesse o relatório de recomendação inicial da Conitec.
Como participar
Utilize os formulários eletrônicos disponíveis no nosso site, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões. Participe, sua contribuição é muito importante nesse processo.