Dolutegavir e darunavir serão disponibilizados em novos esquemas de tratamento da infecção pelo HIV/AIDS
Decisão publicada no DOU de ontem (29/09) irá beneficiar pessoas que vivem com HIV/AIDS
Foi publicada ontem (29/09) decisão do Ministério da Saúde que trata da incorporação do medicamento dolutegravir em esquemas de primeira linha e do darunavir em esquemas de segunda linha de terapia no tratamento da infecção pelo HIV.
Atualmente, as pessoas que vivem com HIV/AIDS utilizam como tratamento inicial (primeira linha) três medicamentos disponíveis no SUS – tenofovir, lamivudina e efavirenz – combinação conhecida como "três em um". A partir de 2017, a indicação será de dolutegravir associado ao "dois em um" (tenofovir + lamivudina). Ou seja, dolutegravir substituirá efavirenz. Além de ser mais eficaz, o uso do novo medicamento está relacionado a menos eventos adversos e a menor resistência viral ao longo do tratamento. Da mesma forma, o lopinavir, tratamento atual de segunda linha, será gradualmente substituído por darunavir.
O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do manejo da infecção pelo HIV será atualizado ainda este ano com o novo esquema de tratamento aprovado.
Prazo - De acordo com o Decreto nº 7.646/2011, a partir da publicação da decisão de incorporar uma tecnologia em saúde, há um prazo máximo de 180 dias para que seja efetivada a sua oferta no SUS.
Essa e outras recomendações da CONITEC estão disponíveis em http://conitec.gov.br/decisoes-sobre-incorporacoes.