Eleições para direção do HTAi tem candidatura brasileira
O Brasil pode ocupar umas das cadeiras de direção do Health Technology Assessment International (HTAi), instituto internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Vania Canuto, gestora e, atualmente, diretora da secretaria executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC, é a única candidata brasileira para a direção da sociedade, durante o próximo mandato de três anos.
O HTAi é reconhecido mundialmente como uma das instituições mais atuantes no fortalecimento da ATS para subsidiar a tomada de decisão em saúde. Essa sociedade global, sem fins lucrativos, tem gestão autônoma e representa, atualmente, 82 organizações e mais de 2.500 membros, somando 65 países ao redor do mundo. Especialistas, governos, acadêmicos, indústrias e demais interessados participam dessa rede e trocam conhecimento sobre o uso da ATS em diversas áreas, perspectivas e jurisdições. No Brasil, a ATS foi institucionalizada com a criação da CONITEC, em 2011. A Comissão assessora o Ministério da Saúde na incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS e na elaboração dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT). “A CONITEC representa um marco de transformação, institucionalizando e garantindo ao cidadão o direito às tecnologias benéficas à saúde, considerando as dimensões individuais e de organização eficiente do SUS”, ressalta Vania Canuto.
Vania tem trabalhado para o fortalecimento da ATS no Brasil e na América Latina, um processo que começou há 15 anos com foco específico do uso da ATS para regulação de preços de medicamentos, época em que ela esteve na coordenação de avaliação econômica de novos medicamentos na ANVISA/CMED. Participou ativamente na fundação da REBRATS, Rede Brasileira de ATS e, como representante da CONITEC, atuou como membro fundador da Rede de Avaliação de Tecnologias em Saúde para as Américas (RedETSA).
Desde 2006, ela tem participado das reuniões anuais do HTAi, quase sempre fazendo apresentações. Essa candidatura representa um reconhecimento não só de sua trajetória individual, mas, em nível maior, da disseminação e consolidação da ATS no Brasil, país com maior sistema público de saúde do mundo. Jovem, mulher e latina, Vania pode contribuir para alteridade do conselho, formado em sua maioria por homens de países desenvolvidos. Ter a América Latina representada na direção dessa rede pode fortalecer o uso da ATS nesses países, além de garantir que as prioridades das nações em desenvolvimento sejam ouvidas.
As eleições para o conselho do HTAi estão abertas até o dia 26 de abril para todos os associados. Acesse o site https://htai.org/blog/2019/03/22/2019-board-of-directors-elections/ e saiba mais!