Enquete avalia diagnóstico e tratamento para pacientes com TDAH
Pacientes, associações, profissionais de saúde e interessados pelo tema poderão participar do processo de elaboração do documento que orientará o diagnóstico e o tratamento para a doença
Está aberta, até 25 de novembro, a Enquete nº 20/2019 sobre a proposta de escopo do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
A Conitec quer ouvir sugestões e opiniões da sociedade para elaboração do documento que irá estabelecer critérios para o diagnóstico e para a inclusão dos pacientes neste tratamento. Veja aqui a proposta.
TDAH
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é o tipo de transtorno do neurodesenvolvimento mais comum na infância, embora também possa estar presente na idade adulta. O TDAH se caracteriza por uma tríade de sintomas: hiperatividade (dificuldade em ficar quieta, sentada ou calada); impulsividade (dificuldade em controlar seus impulsos e tende a ser impaciente) e déficit de atenção (dificuldade em completar as tarefas propostas, pode ser desorganizada e distraída).
Estima-se que o transtorno afete de 5% a 7% das crianças e adolescentes e a prevalência é maior entre meninos. Os primeiros sinais normalmente são observados na fase escolar.
Participe da construção desse novo PCDT. Clique aqui.