HTAi 2021: maior conferência científica do mundo sobre avaliação de tecnologias em saúde foi realizada pela 1ª vez no formato online
Encontro anual discutiu inovação em Avaliação de Tecnologias em Saúde
Em virtude da pandemia, o HTAi 2021, maior conferência científica do mundo sobre avaliação de tecnologias em saúde, foi realizado no formato online entre os dias 19 e 23 de junho. Inovação em Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) foi o tema desta edição. Durante quatro dias, 75 países e mais de 1,2 mil participantes estiveram reunidos na plataforma virtual do evento para discutir e compartilhar experiências sobre o processo de ATS. A Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) esteve presente em dois momentos do evento, compartilhando a experiência brasileira na avaliação de tecnologias para Covid-19 e discutindo novas iniciativas de participação social.
Segundo a presidente da Comissão, Vania Canuto, as demandas de avaliação de tecnologias para a doença têm tido prioridade, com prazos emergenciais e avaliações concluídas em até 60 dias pela Conitec. Além disso, ela afirma que alguns dos trabalhos desenvolvidos nesse período, como um maior investimento em estudos sobre Monitoramento do Horizonte Tecnológico (MHT), serão mantidos. Da mesma maneira, uma maior articulação com demais secretarias do Ministério da Saúde e com a rede de parceiros para desenvolvimento de estudos de ATS.
Outro ponto em destaque foi a mudança no formato de realização das reuniões da Conitec. No contexto da pandemia, as reuniões passaram a ser online, o que possibilitou maior transparência e dinamismo para os encontros do Plenário.
Novidade
Nesta edição, o HTAi 2021 propôs um formato inovador, explorando as possibilidades da plataforma online, ocasião em que os participantes tiveram a oportunidade não só de acessar apresentações e painéis, mas também um espaço para realizar contatos e trocar experiências. Além disso, durante o intervalo, os inscritos puderam acompanhar aulas de ioga e apresentações de artistas do Reino Unido, país anfitrião do evento neste ano.