Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Laringe eletrônica no SUS, aberta Consulta Pública
Início do conteúdo da página

Laringe eletrônica no SUS, aberta Consulta Pública

  • Publicado: Sexta, 25 de Maio de 2018, 10h11
  • Última atualização em Quarta, 01 de Agosto de 2018, 10h12
  • Acessos: 2472
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial desta quinta-feira, 24 de maio, a consulta pública sobre a laringe eletrônica. A população poderá participar, até o dia 13 de junho.
 
Comum na região da cabeça e pescoço, o câncer de laringe é um tumor maligno que atinge o órgão da voz e respiração. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) os homens são os mais suscetíveis a desenvolver a doença, e no período entre 2016 e 2017 foram diagnosticados 7.350 novos casos.
 
Sobre a laringe eletrônica

A laringe eletrônica é um equipamento de reabilitação vocal, destinado aos pacientes que passaram pela cirurgia de retirada da laringe (laringectomizados). O equipamento é movido a bateria recarregável tipo bastão vibrador, produz uma voz robótica e distante do padrão vocal habitual, porém é um recurso de utilização imediata e possibilita maior independência na comunicação do paciente.
 
A recomendação inicial da Conitec foi pela inclusão da tecnologia no Sistema Único de Saúde (SUS), mediante elaboração de fluxo de utilização em relação às demais opções de tratamento da doença.
 
Para contribuir, basta utilizar os formulários eletrônicos disponíveis no link Consultas Públicas no site da Conitec. Faça seus comentários e suas sugestões!
 
Acesse aqui o relatório inicial de recomendação!
registrado em:
Fim do conteúdo da página