Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ministério da Saúde abre consulta pública para elaboração de protocolo de Síndromes Mielodisplásicas
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde abre consulta pública para elaboração de protocolo de Síndromes Mielodisplásicas

  • Publicado: Terça, 31 de Maio de 2022, 11h18
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 11h30
  • Acessos: 507

Material apresenta recomendações para diagnóstico, classificação, entre outras informações sobre tratamento no SUS

A proposta de elaboração do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Síndromes Mielodisplásicas (SMD) de Baixo Risco está entre os temas das consultas públicas abertas neste mês pela Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Predominantemente uma doença de idosos, as SMD são tipos de câncer que acometem a medula óssea. A proposta de elaboração do texto foi criada depois da reorganização do PCDT de Anemia aplástica, mielodisplasia e neutropenias constitucionais e do Protocolo de Uso de Talidomida no tratamento da Síndrome Mielodisplásica. O prazo para o envio de contribuições se encerra no dia 15 de junho. O material apresenta recomendações para diagnóstico, classificação, estratificação de risco prognóstico para SMD e terapêutica para SMD de baixo risco no âmbito do SUS.

Participe da consulta pública acessando este link.

A idade mediana dos pacientes ao diagnóstico é 75,7 anos. Não há dados precisos de incidência e prevalência de SMD no Brasil. Pacientes com SMD de baixo risco devem ser atendidos em hospitais com serviço de hematologia, habilitados ou não em oncologia, e com porte tecnológico suficiente para diagnosticar, tratar e realizar o seu acompanhamento.

Clique aqui e acesse a proposta de PCDT.

O objetivo principal da terapia para as SMD de baixo risco é melhorar as citopenias, a fim de prevenir complicações, sangramento e infecções graves, reduzir a necessidade de transfusão de hemocomponentes e melhorar a qualidade de vida.

registrado em:
Fim do conteúdo da página