Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ministério da Saúde publica PCDT para prevenção de tromboembolismo venoso em gestantes com trombofilia
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde publica PCDT para prevenção de tromboembolismo venoso em gestantes com trombofilia

  • Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2020, 17h42
  • Última atualização em Segunda, 15 de Junho de 2020, 19h56
  • Acessos: 3477

Após recomendação da Conitec, o Ministério da Saúde aprovou a proposta de PCDT para prevenção do tromboembolismo venoso em mulheres grávidas. O documento foi elaborado após a incorporação do medicamento enoxaparina para o tratamento preventivo em gestantes com trombofilia. O texto orienta a administração desse e de outros tratamentos que poderão ser usados pelas pacientes, além de definir critérios para o diagnóstico, cuidados e monitoramento da doença durante a gestação. Leia aqui o PCDT.

As mulheres grávidas são até cinco vezes mais propensas a sofrer trombofilia, uma condição em que as veias e artérias são obstruídas por coágulos e que pode provocar desde inchaço e alterações na pele até o desprendimento da placenta, pré-eclâmpsia, restrição no crescimento do feto, parto prematuro e aborto.

São fatores de risco: doença cardíaca, doença falciforme, diabetes, lúpus, tabagismo, gravidez múltipla, idade superior a 35 anos, obesidade e cesariana prévia (especialmente as de emergência).

Mulheres com a doença devem receber tratamento preventivo já na segunda fase do ciclo menstrual de possível concepção e este deve ser mantido caso a gestação aconteça. Se ocorrer sem a prevenção, o tratamento deve ser iniciado o mais precocemente possível.

registrado em:
Fim do conteúdo da página