Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ministério da Saúde publica Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo
Início do conteúdo da página

Ministério da Saúde publica Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Tabagismo

  • Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 11h18
  • Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 16h50
  • Acessos: 4393

O Ministério da Saúde aprovou, após recomendação da Conitec, o PCDT do Tabagismo. O documento estabelece critérios para classificação dos pacientes em relação ao nível de dependência à nicotina. Também orienta o tratamento ofertado no SUS, realizado por meio de aconselhamento terapêutico. Em algumas situações, prevê o uso de medicamentos, como a terapia de reposição de nicotina (adesivo, goma e pastilha), isolada ou em combinação com o cloridrato de bupropiona.

O tabagismo é uma doença epidêmica causada pela dependência à nicotina. É apontado como causa de aproximadamente 50 outras doenças incapacitantes e fatais, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas. No Brasil, o câncer de pulmão é o segundo mais frequente e, de acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 27 mil pessoas foram a óbito em 2017 devido a essa causa.

Durante o processo de elaboração, o PCDT foi submetido à consulta pública, para que a população pudesse enviar contribuições sobre o tratamento e sobre as orientações incluídas no texto. Nessa etapa, que aconteceu entre os dias 20 de dezembro de 2019 e 20 de janeiro de 2020, foram recebidas 245 contribuições. Dessas, 155 (63%) avaliaram como muito boa a proposta de protocolo, 83 (34%) avaliaram como boa, 5 (2%) como regular, 2 (1%) como ruim. As sugestões enviadas foram consideradas e avaliadas pelo Plenário. Para ler as contribuições e o relatório de recomendação do PCDT, acesse aqui

registrado em:
Fim do conteúdo da página