Nirmatrelvir e ritonavir: com recomendação inicial favorável à incorporação no SUS, medicamento para Covid-19 vai à consulta pública
Contribuições podem ser enviadas a partir desta segunda-feira (18), pelo prazo emergencial de dez dias.
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) deu parecer inicial favorável à incorporação do composto nirmatrelvir e ritonavir. A associação medicamentosa é indicada para o tratamento da Covid-19 em adultos que não precisem de oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para quadros graves da doença. O tema segue para receber contribuições da sociedade, por meio de consulta pública, a partir da próxima segunda (18) até o dia 27 de abril. A Conitec considerou que a tecnologia é custo-efetiva e que resulta em redução de taxa de eventos de hospitalização e morte decorrentes da Covid-19.
Clique aqui para ler o relatório técnico analisado pela Comissão. Para participar da consulta pública preencha o formulário de experiência e opinião ou o formulário de contribuições técnico científicas.
O medicamento teve uso emergencial autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 30 de março. Considerando a emergência de saúde pública de importância nacional, a Secretaria-Executiva da Conitec tem dado celeridade às demandas para avaliação de tecnologias para tratamento da Covid-19.