Novo capítulo para Diretrizes de intoxicações por agrotóxicos
De acordo com o Ministério da Saúde, de 2007 a 2017, o Brasil teve um aumento de quase 50% nos casos de intoxicação pelo uso de agrotóxico. Com o intuito de discutir o tema com a população, a Conitec abriu Consulta Pública.
Esse capítulo tem como objetivo propor recomendações que auxiliem os profissionais de saúde da atenção básica, média e alta complexidade, na escolha de intervenções adequadas para o atendimento de pacientes intoxicados por inibidores de colinesterase (IC), considerando as melhores evidências científicas disponíveis.
Os agrotóxicos classificados como IC constituem um grupo de substâncias amplamente utilizadas como inseticidas, para controle de pragas na agropecuária ou desinsetização urbana e doméstica. Esses compostos também são usados na fabricação de armas químicas e estão entre os dez ingredientes ativos utilizados para a fabricação dos agrotóxicos mais vendidos no Brasil.
Com base nas evidências apresentadas, a Conitec aprovou preliminarmente o capítulo 2 dessas Diretrizes. Clique aqui e acesse o relatório com a recomendação inicial.
O prazo para contribuição vai até o dia 5 de novembro.
Como participar
Utilize os formulários eletrônicos disponíveis no nosso site, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões. Participe, sua contribuição é muito importante.