Paciente-testemunho: chamadas públicas já estão disponíveis para inscrição de usuários do SUS
Interessados poderão participar da reunião da Conitec com depoimentos sobre experiências relacionadas às tecnologias avaliadas pelo Plenário
Estão abertas as chamadas públicas para a participação do paciente-testemunho para a 93ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), que ocorrerá em dezembro deste ano. Podem se inscrever pacientes, familiares, tutores e cuidadores. A proposta é que, na condição de usuários do SUS, os voluntários possam apresentar ao Plenário da Conitec suas experiências de adoecimento ou enfrentamento a uma determinada condição de saúde, ou mesmo tragam depoimentos sobre um ponto de vista construído coletivamente, como nos casos de quem está ou vive ao lado de um paciente. O prazo foi prorrogado até o dia 26 deste mês.
Para a Comissão, aspectos ligados à vida real podem trazer considerações importantes para o processo de análise de incorporação da tecnologia.
Para participar como paciente-testemunho, são necessárias duas ações: primeiro, preencher o cadastro de pacientes e associações disponível na página da Conitec e depois se inscrever para a seleção.
Acesse aqui as orientações.
Qualquer pessoa pode ser um paciente-testemunho, assim como associações também podem indicar um representante que tenha vivência direta com o tema de interesse. Vale lembrar que é preciso que os interessados atendam aos pré-requisitos para participação, bem como estejam cientes das fases que envolvem a chamada pública, conforme as orientações.