Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Pacientes asmáticos contam com protocolo sobre a doença no SUS
Início do conteúdo da página

Pacientes asmáticos contam com protocolo sobre a doença no SUS

  • Publicado: Terça, 31 de Agosto de 2021, 09h48
  • Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 10h45
  • Acessos: 1317

Documento foi aprovado e irá trazer detalhes sobre tecnologias, tratamento e demais informações sobre a asma

Foi aprovado o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Asma no SUS. O documento destaca a inclusão de novas tecnologias no tratamento da doença, bem como mecanismos de controle clínico, acompanhamento e verificação de resultados terapêuticos a serem seguidos pelos gestores da rede pública de saúde.

Leia aqui o PCDT da Asma.

A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas (brônquios) que dificulta a respiração. É causada tanto por fatores genéticos associados a substâncias irritantes para as vias aéreas, como fumaça, cheiros fortes, mofo, poeira, etc., quanto por outros estímulos, como frio, fatores emocionais, atividade física e alguns medicamentos. Normalmente, começa na infância e está associada a histórico familiar ou de doenças alérgicas, mas também pode atingir adultos.

A prevalência de asma no Brasil está entre as mais altas do mundo, sendo que um estudo mostra que a prevalência média de sintomas de asma (broncoespasmo) em adolescentes é de cerca de 20%, semelhante à relatada em análise de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) em adultos de 18 a 45 anos de 70 países. Nessa análise, uma taxa de 23% dos brasileiros (aproximadamente 5.000) teve sintomas de asma no último ano. No entanto, apenas 12% da amostra tinham diagnóstico clínico de asma.

registrado em:
Fim do conteúdo da página