Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SUS amplia o tratamento para pacientes submetidos à cirurgia de quadril
Início do conteúdo da página

SUS amplia o tratamento para pacientes submetidos à cirurgia de quadril

  • Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 17h31
  • Última atualização em Sexta, 05 de Julho de 2019, 12h17
  • Acessos: 19300

A artroplastia total do quadril proporciona alívio da dor, melhora da função física e retomada das atividades da vida diária

Pacientes submetidos à artroplastia de quadril (ATQ), cirurgia para substituir a articulação lesionada por uma prótese, terão acesso a mais duas alternativas para realização do procedimento: a prótese de cerâmica-polietileno e a prótese acetabular de tântalo. A medida qualificou o atendimento, disponibilizando no SUS outros modelos entre as opções de tratamento.

As cirurgias de ATQ são feitas com materiais compatíveis com as estruturas ósseas. Existem vários tipos de próteses e a indicação de qual utilizar depende de fatores como a idade do paciente, a causa da cirurgia, entre outros.

O Ministério da Saúde incorporou a prótese de cerâmica-polietileno para pacientes jovens, submetidos à primeira cirurgia de quadril. Nesses casos, os riscos de falha e, logo, necessidade de cirurgia de revisão são maiores e, por isso, a escolha da prótese leva em consideração materiais mais resistentes ao desgaste.

Apesar do benefício obtido com cirurgias iniciais, próteses articulares apresentam duração limitada e, comumente, pacientes submetidos a esse procedimento necessitam passar por uma cirurgia de revisão. Para esses casos, foi incorporada ao SUS a prótese acetabular de tântalo, quando, devido ao desgaste da primeira prótese, é necessária a substituição por uma nova.

A Conitec recomendou a incorporação dessas tecnologias por comprovar haver benefícios clínicos para os pacientes.

Conheça aqui os relatórios técnicos com informações detalhadas sobre as recomendações de incorporação.

registrado em:
Fim do conteúdo da página