Terapias Medicamentosas para Embolia Pulmonar Aguda e Púrpura Trombocitopênica Idiopática, aberta Consulta Pública
Alteplase para embolia pulmonar aguda
Alteplase está disponível no SUS para tratamento de infarto agudo do miocárdio e agora está em consulta pública como recurso terapêutico para embolia pulmonar aguda. A embolia é causada pela obstrução da artéria pulmonar ou de um dos seus ramos. E o principal fator de risco é o repouso prolongado no leito.
Após a análise e avaliação das evidências científicas apresentadas, pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde, sobre a eficácia e segurança do medicamento, os membros da plenária optaram pela não incorporação. Os estudos não comprovaram superioridade quando comparado a outras terapias.
Eltrombopague olamina para púrpura trombocitopênica idiopática (PTI)
Indicada para adultos e crianças acima de 6 anos, a terapia com eltrobompague olamina, no tratamento da púrpura trombocitopênica idiopática, não teve sua eficiência comprovada.
Nos estudos avaliados pela Conitec, o medicamento não apresentou certeza quanto a sua efetividade, e os membros da plenária recomendaram pela não incorporação ao SUS.
A PTI é caracterizada pela baixa contagem de plaquetas, que resulta no surgimento da púrpura, manifestação que envolve o aparecimento de pequenas manchas roxas na pele.
A população poderá participar até o dia 14 de junho.
Como participar
Para contribuir, basta utilizar os formulários eletrônicos disponíveis no link Consultas Públicas, no site da Conitec. Faça seus comentários e suas sugestões, a sua participação é fundamental.
Acesse aqui os relatórios de recomendação do Alteplase para embolia pulmonar aguda e do Eltrombopague olamina para PTI.
registrado em:
Últimas notícias