Tosilato de sorafenibe, aberta consulta pública
O carcinoma hepatocelular ou hepatocarcinoma, trata-se de um tumor mundialmente raro. Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que a doença afeta até 65 pessoas em cada 100.000.
Foi publicada dia 26, no Diário Oficial da União, a consulta pública da terapia tosilato de sorafenibe para carcinoma hepatocelular não ressecável. A população já pode participar da consulta até o dia 16 de abril.
O hepatocarcinoma está relacionado com a cirrose hepática e pode estar associado à hepatite crônica secundária à infecção pelo vírus da hepatite C ou da hepatite B e ao consumo de álcool. Nos casos em que a doença é irressecável os pacientes apresentam comorbidades que limitam a possibilidade de cirurgia e o tratamento tem finalidade paliativa. Mundialmente raro, com incidência ajustada por idade no Brasil, o tumor é encontrado em 4,6 casos a cada 100.000 pessoas, dessa forma, pode ser classificado como uma doença rara.
A evidência atualmente disponível sobre a eficácia e segurança do tosilato de sorafenibe não inclui qualquer comparação direta com os tratamentos de suporte utilizados no Sistema Único de Saúde e não houve diferença significativa no tempo de progressão sintomática da doença.
Cabe informar que, de acordo com a tabela APAC, o sorafenibe já é o antineoplásico mais utilizado no SUS para os CIDs C22.0, C22.7 e C22.9 no tratamento de hepatocarcinoma avançado irressecável.
Como participar
Para participar, basta utilizar os formulários eletrônicos disponíveis no site da Conitec. Os formulários estão dentro da consulta pública vigente, faça seus comentários e suas sugestões.
Acesse aqui!
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
registrado em:
Últimas notícias