Ácido zoledrônico é incorporado ao SUS
Pacientes que sofrem de doença de Paget óssea (DPO), conhecida também como osteíte deformante, terão acesso pelo SUS ao medicamento ácido zoledrônico (ZOL), que é um bisfosfonato heterocíclico, que atua especificamente nos ossos. O tratamento tem como objetivo reduzir os níveis de fostatase alcalina (FA), restaurar o metabolismo ósseo normal e aliviar a dor. O ZOL se destaca entre os demais bisfosfonatos para os desfechos dor óssea e redução de níveis de FA.
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde publicou a portaria de incorporação que estabelece esse tratamento pelo SUS no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira, 21 de dezembro.
Sobre a doença
A DPO é o segundo distúrbio ósseo mais comum, após osteoporose. Ela é caracterizada por um aumento importante do número, tamanho e atividade das células que compõem a matriz óssea. Esse processo desequilibrado pode causar deformidades nas áreas da pelve, coluna, crânio, fêmur e tíbia. Muitas vezes, a doença é assintomática e seu diagnóstico é feito por achados radiológicos ou exames realizados por outros motivos. Esta doença é mais frequente em indivíduos com mais de 55 anos e em homens.
Conheça o relatório técnico da Conitec com informações detalhadas sobre a recomendação de incorporação do ácido zoledrônico para doença de Paget.