Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (3) > Atualização do PCDT para prevenção da transmissão vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais está em consulta pública
Início do conteúdo da página

Atualização do PCDT para prevenção da transmissão vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais está em consulta pública

  • Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 16h11
  • Última atualização em Segunda, 21 de Setembro de 2020, 19h17
  • Acessos: 5062

Atualização do texto inclui tratamento com dolutegravir para gestantes vivendo com HIV, bem como da testagem universal da hepatite C durante o pré-natal

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para prevenção da transmissão vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais está em consulta pública. O documento orienta o manejo para gestantes e suas parcerias sexuais sobre possíveis infecções sexualmente transmissíveis (IST) que podem ser transmitidas da mãe para o filho durante a gestação. Demandada pelo próprio Ministério da Saúde, a proposta de texto tem recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e segue para receber as contribuições da sociedade. O prazo para participação se encerra no dia 8 de setembro, clique aqui para participar.

A proposta de atualização apresenta duas mudanças no texto do documento publicado pela primeira vez em 2017: o esquema terapêutico preferencial de terapia antirretroviral para gestantes vivendo com HIV, com a incorporação do antirretroviral dolutegravir, e também mudança na recomendação para rastreio da hepatite C durante o pré-natal, com a inclusão da testagem universal para rastreio da doença.

Clique aqui para ler o relatório de recomendação.

Saiba mais

As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Para evitar, é necessário iniciar o tratamento com medicamentos antirretrovirais com urgência.

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

registrado em:
Fim do conteúdo da página