Congresso Mundial de Engenharia Biomédica
A CONITEC esteve presente no Congresso Mundial de Engenharia Biomédica, realizado em Toronto/Canadá entre 07 e 12 de junho. O evento contou com mais de 2.000 participantes de todo mundo, abordando diversas linhas de trabalho da engenharia biomédica, desde o desenvolvimento de novos biomateriais implantáveis até novos aplicativos diagnósticos e terapêuticos em equipamentos médicos de grande porte.
Como evento satélite ao congresso, a OMS, em parceria com o Colégio Americano de Engenharia Clínica (ACCE), realizou um seminário com representantes de 25 países, cujo tema central foi a Gestão de Tecnologias em Saúde. Na ocasião, cada participante pôde apresentar as melhores práticas de seu país, sob a mediação da Coordenadora-geral da Unidade de Medical Devices da OMS, a engenheira biomédica Adriana Velazquez, e do presidente do ACCE, Eng. Tom Judd.
Na apresentação das práticas de nosso país, a ênfase ficou por conta do processo de incorporação de novos dispositivos, desde a fase de registro na ANVISA, passando pela CONITEC e chegando ao Fundo Nacional de Saúde para a devida difusão na rede por meio de programas de financiamento. Destaque para o fluxo estabelecido na CONITEC, com a exigência de evidências científicas e estudos econômicos e a garantia da participação social no processo decisório por meio das consultas públicas.
Outro ponto forte do evento foi a apresentação da OMS sobre uma pesquisa que estão iniciando para levantamento de preços de dispositivos médicos praticados no mundo todo, que demonstrou uma enorme assimetria de preços desse tipo de tecnologia entre vários países.
Foi salientada nossa necessidade de um banco de informações econômicas para compartilhar os preços praticados no mundo, a fim de embasar melhor os estudos econômicos e os valores de reembolso de nossas tabelas.