Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (3) > Conitec celebra avanços na incorporação de tecnologias ao SUS
Início do conteúdo da página

Conitec celebra avanços na incorporação de tecnologias ao SUS

  • Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2016, 16h57
  • Última atualização em Quarta, 17 de Julho de 2019, 11h12
  • Acessos: 1735

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, participou nesta terça-feira (06/12) da cerimônia encerramento do evento em homenagem aos cinco anos da Conitec. O evento, que contou com a participação de 400 pessoas, entre pesquisadores internacionais e nacionais, representantes da indústria, profissionais e gestores da saúde e operadores do Direito, discutiu sobre os avanços da atuação da comissão, as experiências exitosas de avaliação de tecnologias em saúde, a judicialização da saúde, a participação social e as ferramentas de transparência e estratégias de comunicação nas decisões em saúde.

“Este momento é muito importante para a Conitec. O trabalho da Comissão é exemplar e tem colaborado para a incorporação de novas tecnologias ao SUS. As tecnologias já incorporadas ao SUS devem sempre ser usadas de modo a garantir benefícios à saúde da população, com redução de riscos”, ressaltou o ministro.

Desde a sua criação, a comissão realizou 52 reuniões ordinárias do plenário e recebeu 516 demandas. Destas, 338 requeriam a incorporação de novos medicamentos, 107 de procedimentos e 71 de produtos para a saúde. A partir desses pedidos, foram incorporadas 178 tecnologias ao SUS, com impacto estimado de R$ 2,5 bilhões. Entre as últimas incorporações de destaque, está a do medicamento dolutegravir, considerado o melhor antirretroviral para pacientes que vivem com Aids. A expectativa é que cem mil pessoas iniciem o novo tratamento em 2017.

Para aproximar a sociedade dos processos de avaliação e incorporação de tecnologias no SUS, foi lançado durante o evento o aplicativo da Conitec. A ferramenta, disponível para smartphones e tablets, nas versões Android e IOS disponibilizará as avaliações, consultas públicas e recomendações da comissão, além de possibilitar acesso a notícias e download dos protocolos clínicos do Ministério da Saúde.

Nesses cinco anos de atuação da Conitec, podem ser destacados como principais avanços para o SUS: a utilização de evidências científicas por gestores na tomada de decisões; o maior acesso a protocolos clínicos baseados em evidências científicas; a parceria com Judiciário em ações relacionadas à saúde; o monitoramento das tecnologias novas e emergentes e a maior transparência e participação da população nas decisões relacionadas à incorporação de tecnologias em saúde.

  noticia 07122016b peq  
  Para ampliar clique na imagem  
     
  noticia 07122016 peq  
  Para ampliar clique na imagem  
     
  noticia 07122016a peq  
  Para ampliar clique na imagem  
registrado em:
Fim do conteúdo da página