Incorporados medicamentos para tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar
Publicada hoje (10) no Diário Oficial da União a Portaria nº 03/2015, que torna pública a decisão de incorporar os medicamentos clozapina, lamotrigina, olanzapina, quetiapina e risperidona no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
Esses medicamentos já se encontravam no SUS para uso em pacientes com esquizofrenia e epilepsia (lamotrigina). Agora, estarão disponíveis para o tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar – TAB.
O TAB é caracterizado por alterações no humor, que se manifestam como episódios de mania, hipomania (alteração de humor semelhante à mania , porém com menor intensidade) e depressão. Divide-se em tipos I e II. Os pacientes com TAB tipo I apresentam episódios de mania e episódios mistos de mania e depressão. O tipo II caracteriza-se por, pelo menos, um episódio de hipomania, pelo menos um episódio de depressão e ausência de episódios de mania e mistos.
As estimativas de prevalência (número total de casos existentes numa determinada população e num determinado tempo, ao longo da vida), baseadas em estudos populacionais, são de aproximadamente 1% para os tipos I e II. (CONITEC)
- Veja também:
MS incorpora tratamento completo para transtorno bipolar (Agência Saúde)
Os cinco medicamentos deverão atender já no primeiro ano 270 mil brasileiros que sofrem do transtorno