Conitec participa das comemorações de10 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicas
Especialistas da Conitec apresentaram os caminhos para incorporação de novas tecnologias no SUS
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – Conitec participou, como instituição convidada, das comemorações dos 10 anos da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, realizado na cidade de Brasília/DF.
O evento que aconteceu na cidade de Brasília /DF, nos dias 22 e 23 de junho teve como objetivo garantir à população o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, promovendo o aproveitamento sustentável da biodiversidade, o desenvolvimento da cadeia produtiva e da indústria nacional de medicamentos.
No dia 23, a técnica Camila F. Tavares Chacarolli participou da mesa redonda “Processo de trabalho para inclusão de Fitoterápicos na Rename” e apresentou o fluxo de incorporação de medicamentos no SUS, estrutura do DGITS dentro do MS, estrutura da Conitec. Durante a apresentação foi abordado, ainda, a participação do DGITS na Subcomissão da RENAME sob a coordenação do DAF. As apresentações contaram, também, com a participação dos técnicos Gustavo Laine Araújo de Oliveira e Sarah Nascimento Silva.
Comissão Nacional de Tecnologias no SUS
A inclusão de novos medicamentos no SUS obedece às regras da Comissão Nacional de Incorporação (Conitec), que garantem a proteção do cidadão quanto ao uso e eficácia desses medicamentos.
Para aprovar uma nova tecnologia, a Comissão exige documentos e estudos que comprovem evidência clínica consolidada, eficácia, segurança e custo-efetividade dos produtos. O processo conta ainda com a participação da sociedade por meio de consultas públicas.