DGITS promove II edição da oficina sobre meta-análise no Stata
Entre os dias 06 a 08/02, foi realizada em São Paulo a II edição da oficina de “Meta-análise no Stata”, promovida pelo Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/SCTIE) em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz por meio do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI/SUS. O curso abordou métodos e pontos críticos na condução de meta-análise pelo método de Hartung-Knapp de testes diagnósticos e estudos de prevalência, ministrado pelo professor Tiago Pereira, renomado pesquisador em epidemiologia e bioestatística.
Técnicos do DGITS e dos Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) que participaram do curso firmaram o compromisso de disseminar tais pontos críticos, sobretudo, com o desenvolvimento de ferramentas que facilitem a aplicação do método de Hartung-Knapp no cálculo das estimativas sumárias de meta-análises, visto que, atualmente, só existe um pacote disponível no software livre “R” para a implementação desse método.
A primeira edição da oficina ocorreu em agosto de 2016 e tratou do tema “Meta-análise”, abordando desde sua introdução teórica à condução de metarregressão.