Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (3) > Encontro Nacional da Rebrats vai celebrar pioneiros da Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) no Brasil
Início do conteúdo da página

Encontro Nacional da Rebrats vai celebrar pioneiros da Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) no Brasil

  • Publicado: Segunda, 20 de Junho de 2022, 11h37
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2022, 11h30
  • Acessos: 427

Evento presencial, em Brasília, também promoverá debates sobre futuro da Rede e o trabalho conjunto com os Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS)

Celebrar os avanços da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) no país e também a história da Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde (Rebrats) são alguns dos motivos para a realização do Encontro Nacional da Rebrats - Reconhecendo a história, tecendo o futuro, agendado para a próxima terça-feira (21), em Brasília (DF). O evento será presencial, a partir das 9h, na sede da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A cerimônia de abertura contará com a participação do ministro da saúde, Marcelo Queiroga. Participam coordenadores e representantes dos 88 Núcleos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS) que atualmente formam a Rede. Essas instituições apoiam o Ministério da Saúde (MS) na elaboração de estudos de ATS e de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), Diretrizes Brasileiras, Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas (DDT) e outros documentos que auxiliam ao acesso a medicamentos e outras tecnologias pelos usuários do SUS em todo o país.

Na ocasião, profissionais que atuam na área de avaliação de tecnologias em saúde (ATS) e que participaram do início e fundação da Rebrats serão homenageados. "Vamos receber os pioneiros da ATS, os pioneiros da Rebrats. Será a oportunidade para falar sobre o que aconteceu na Rede, homenagear as pessoas que trabalharam no início, pensar em perspectiva de futuro", afirmou a diretora do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovação em Saúde (DGITIS) do Ministério da Saúde, Vania Canuto. "A Rebrats foi muito importante no início da ATS no país, institucionalizou a avaliação de tecnologia no Brasil", destacou.

A última vez que os integrantes da Rebrats e dos NATS estiveram reunidos presencialmente foi em 2019, durante o primeiro congresso da Rede. "O evento começou com um pedido do ministro, ele queria muito que houvesse uma reunião dos NATS este ano. E vimos a oportunidade de nos encontrarmos pós-pandemia, mas também de fazermos um evento leve, que pudesse trazer vários elementos diferentes", explicou a diretora substituta do DGITIS, Corah Prado.

Programação
Após a cerimônia de abertura e de homenagem aos presentes, representantes de algumas principais redes de ATS na América Latina, a exemplo da Rede Pública de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Argentina (RedARETS) e da Rede de Avaliação de Tecnologia em Saúde das Américas (RedETSA), irão compartilhar ações exitosas que têm expandido atualmente a ATS em diferentes partes do mundo.

Na sequência, coordenadores de diferentes NATS dividem experiências e apresentam resultado dos trabalhos desenvolvidos em suas regiões. Uma atividade conjunta também está agendada para o período da tarde. "A gente vem sentindo a necessidade de discutir sobre como trabalhar em rede, sobre o futuro do trabalho, onde cada vez mais as organizações pensam em forma de gestão horizontais, todos como ponto de uma rede trabalhando para um resultado comum", apontou Corah.

Fechando a programação da manhã, o professor de Economia da Saúde e ex-diretor do Centro de Economia da Saúde da Universidade de York, Michael Drummond, ministra uma palestra magna sobre o tema. Drummond é considerado uma das grandes referências no assunto e foi quem consolidou os princípios da economia da saúde usados mundialmente. Seu campo de interesse particular é a avaliação econômica de tratamentos e programas de saúde. É autor de dois importantes livros didáticos e mais de 650 artigos científicos, e atuou como consultor da Organização Mundial da Saúde e da União Europeia. Michael Drummond ainda aconselhou vários governos na avaliação de tecnologias de saúde e presidiu um dos Painéis de Revisão de Diretrizes para o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Cuidados (NICE) no Reino Unido. Atualmente é Co-Editor-Chefe do Value in Health e recebeu três doutorados honorários, da City University (Londres), Erasmus University (Rotterdam) e da Universidade de Lisboa.

Confira a programação completa aqui.

Para a diretora substituta, é importante que todos participem. "Estamos pensando, sim, em capacitações, estamos pensando em como fomentar os NATS pelo Brasil inteiro e como trabalharmos mais integrados, levando ATS para todo o país." No intuito de desenvolver a Rede, aprimorando sua capacidade técnica, o DGITIS tem trabalhado em uma série de iniciativas, considerando suas atribuições como de produzir e disseminar estudos e pesquisas prioritárias no campo de ATS, padronizar metodologias, promover capacitação profissional na área e estabelecer mecanismos para monitoramento de tecnologias novas e emergentes.

O evento ficará restrito à modalidade presencial, sem transmissão online da programação, mas será gravado e disponibilizado posteriormente nos canais oficiais da Rebrats.

Serviço:
Encontro Nacional da Rebrats - Reconhecendo a história, tecendo o futuro
Data: 21 de junho, a partir das 9h.
Local: Sede da OPAS em Brasília (DF) / Lote 19 - Avenida das Nações, SEN - Asa Norte.

registrado em:
Fim do conteúdo da página