Ferramenta traduzida para o português irá auxiliar os interessados no processo de tomada de decisão baseada em evidências
A partir de agora, profissionais de saúde, gestores, estudantes e a sociedade civil poderão contar com mais uma ferramenta importante na elaboração de revisões sistemáticas, diretrizes clínicas e na Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS).
Traduzida para o português, o GRADEpro GDT, ou apenas GDT (Guideline Development Tool) é uma ferramenta online gratuita que auxilia o gerenciamento do processo sistemático e transparente de tomada de decisões baseadas em evidências, propiciando uma atuação colaborativa na avaliação da qualidade das evidências e na elaboração de recomendações. Também é possível acessar a ferramenta em outros sete idiomas: inglês, espanhol, alemão, italiano, chinês, japonês e holandês.
A ferramenta, disponível também na versão mobile, permite que o usuário crie tabelas de evidências com a incorporação dos critérios de avaliação de qualidade de evidências e robustez das recomendações do sistema GRADE (Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation). Além disso, após resumir as evidências, tanto na elaboração de revisões sistemáticas, quanto de diretrizes clínicas, o GDT permite disseminá-las em variados formatos para públicos diversificados, como pacientes, profissionais de saúde, gestores e formuladores de políticas de saúde.
A tradução para o português foi uma iniciativa da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS - CONITEC, por meio do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/SCTIE/MS), em parceria com colaboradores do NATS-INC (RJ), NATS-Inca (RJ), NATS-GHC (RS).
O GDT pode ser acessado pelo endereço eletrônico: http://gradepro.org/. Embora gratuito, requer que o usuário realize um cadastro para seu uso.