Incorporados novos medicamentos
Publicadas ontem (17) no Diário Oficial da União as portarias nº 05 a 11/2015, que tornam públicas as decisões de incorporar alguns medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS. São eles:
- Darunavir de 600mg, comprimidos revestidos, como terapia antirretroviral para adultos infectados pelo HIV/Aids;
- Abatacepte subcutâneo para o tratamento da artrite reumatoide moderada a grave;
- Procedimentos de hormonioterapia prévia e adjuvante à radioterapia externa no tratamento do câncer de próstata;
- Azitromicina 250 mg para tratamento ou quimioprofilaxia da coqueluche e
- Cipionato de hidrocortisona em comprimidos de 10mg e 20mg para o tratamento da hiperplasia adrenal congênita.
Dois desses medicamentos já fazem parte dos esquemas de tratamento padronizados pelo Ministério da Saúde: darunavir e abatacepte. O darunavir, disponível nas apresentações de 75mg, 150mg e 300mg, será agora disponibilizado na de 600mg, o que representará a substituição do uso de dois comprimidos de 300mg por paciente adulto. O abatacepte, já incorporado para administração intravenosa e, agora, para uso subcutâneo no tratamento da artrite reumatoide moderada a grave, teve incorporação condicionada a custo de tratamento não superior ao do intravenoso.
A risperidona para tratamento da dependência de cocaína/crack e o tocilizumabe para o tratamento da artrite reumatoide - 1ª linha de tratamento com biológicos após falha a MMCDs sintéticos – tiveram decisão de não incorporação ao SUS, após recomendação desfavorável da CONITEC.
Mais informações podem ser obtidas nos relatórios de recomendação da CONITEC, que estão disponíveis para consulta neste Portal.