Medicamento para doença pulmonar está em consulta pública
Tosse seca, cansaço ao realizar tarefas do dia a dia e falta de ar. Esses são os sintomas mais comuns das pessoas que possuem a fibrose pulmonar idiopática (FPI). Ela é uma doença progressiva, ou seja, que age gradativamente. Os pacientes com FPI se beneficiam muito do diagnóstico precoce, pois seus sintomas são muito parecidos com os de outras doenças pulmonares, ou até mesmo com condições cardiovasculares, o que torna seu diagnóstico complexo.
Apesar de pouco conhecida, a FPI tem uma taxa de mortalidade maior que o câncer de mama e de próstata. Ela não tem cura, mas existem tratamentos que podem atrasar o avanço da doença. Sua maior incidência é em homens idosos.
Após analisar os estudos realizados e as evidências clínicas disponíveis sobre a efetividade da pirfenidona para pacientes com FPI, os membros do plenário da Conitec recomendaram pela sua não incorporação. Eles chegarem a essa conclusão pelo fato que o medicamento não apresentou efeito significativo na redução da forma mais grave da doença.
Para acessar o relatório inicial de recomendação clique aqui. A população tem até o dia 12 de novembro para participar da Consulta Pública sobre o tema.
Como participar
Basta utilizar os formulários eletrônicos disponíveis no site da Conitec, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões, pois sua participação é muito importante.