Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias (3) > Medicamento para prevenção de trombose ganha nova dosagem para gestantes no SUS
Início do conteúdo da página

Medicamento para prevenção de trombose ganha nova dosagem para gestantes no SUS

  • Publicado: Terça, 13 de Julho de 2021, 18h24
  • Última atualização em Quarta, 20 de Outubro de 2021, 09h12
  • Acessos: 14251

O uso de medicamentos anticoagulantes na gravidez e no puerpério pode prevenir eventos mais graves

Uma nova dosagem de um medicamento anticoagulante foi incorporada ao SUS para a prevenção de trombose em gestantes. A enoxaparina 60 mg/0,6 mL injetável favorece a coagulação sanguínea nos casos de trombofilia, tendência natural ao desenvolvimento da trombose (formação de coágulos de sangue, também chamados de trombos). Para a Conitec, a incorporação desta nova dosagem é necessária para a prevenção de tromboembolismo venoso (que ocorre quando o coágulo atinge alguma veia) em gestantes com sobrepeso ou com indicação de anticoagulação plena.

Leia aqui o relatório final.

O uso de medicamentos anticoagulantes (que inibem a formação dos coágulos) na gravidez e no puerpério (período que varia de 45 a 60 dias após o parto) pode prevenir eventos como esses, evitando complicações como a trombose venosa profunda (quando o coágulo atinge uma veia profunda, geralmente em membros inferiores, como a perna) ou o tromboembolismo pulmonar (quando o coágulo percorre a corrente sanguínea e atinge o pulmão).

Nas mulheres, no momento da gravidez, o corpo sofre alterações fisiológicas em razão da necessidade do organismo de modificar o tempo de coagulação do sangue para que seja evitado o sangramento excessivo no momento do parto. O risco persiste até quase 12 semanas após o parto.

Saiba mais

Essa pré-disposição pode estar relacionada a fatores genéticos ou a síndrome antifosfolípide, doença na qual o sistema imunológico atua contra proteínas normais do sangue, favorecendo a formação de coágulos.


No SUS

O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para prevenção de tromboembolismo venoso em gestantes com trombofilia, no âmbito do SUS, de 2020, prevê que sejam administradas doses de medicamentos anticoagulantes em diferentes momentos da gravidez a depender do histórico da paciente.

É indicado que seja aplicada uma dose única de enoxaparina de 40 mg durante a gestação e até no máximo seis semanas após o parto para os casos nos quais somente a prevenção é necessária.  Nesses casos, se a paciente pesar mais de 90 Kg é indicado que uma dosagem maior deste medicamento seja aplicada, sem exceder 80 mg na dose diária.

Para pacientes que já tiveram episódios de tromboembolismo venoso é recomendada a aplicação de 1 mg de enoxaparina para cada quilo da paciente a cada 12 horas, não podendo ultrapassar a dosagem de 160 mg por dia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página