Medicamento para tratamento de intoxicação por cianeto será disponibilizado pelo SUS em 2016
Medicamento é considerado como antídoto de primeira linha para esses casos
A Secretaria de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, SCTIE/MS, publica hoje (29/01), no Diário Oficial da União (DOU), na seção 01, página 20, a portaria que trata da incorporação do cloridrato de hidroxocobalamina na concentração de 5g injetável no tratamento de intoxicações por cianeto no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.
De acordo com o Decreto nº 7.646/2011, a partir da publicação da decisão de incorporar uma tecnologia em saúde, há um prazo máximo de 180 dias para que seja efetivada a sua oferta aos pacientes do SUS.
Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC)
Responsável por assessorar o Ministério da Saúde nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde no SUS, a CONITEC emite suas recomendações considerando, sobretudo, informações sobre a eficácia, acurácia, efetividade, segurança e considerações econômicas sobre os benefícios e custos em relação às tecnologias existentes no SUS.
Para acessar essa e outras recomendações da CONITEC, basta que você acesse o endereço eletrônico: http://conitec.gov.br.