Pesquisa, desenvolvimento e inovação são temas de debate no III Fórum Nacional de Produtos para a Saúde
Nesta quinta-feira, 1º de setembro, Brasília sediou o III Fórum Nacional de Produtos para Saúde. O evento, promovido pelo Programa Ação Responsável, aconteceu no auditório do Interlegis (Senado Federal), e contou com a presença da técnica do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias no SUS - DGITS Fabiana Raynal Floriano. Dividido em três painéis temáticos - “Inovação é acesso”, “Ética é acesso” e “TI é acesso” -, o Fórum contou com a participação de diferentes áreas de atuação do setor de saúde: representantes do governo, indústria, agências de regulação e sindicatos.
Em sua apresentação no painel “Inovação é acesso”, a representante do DGITS destacou que pesquisa, desenvolvimento e inovação são ações prioritárias do governo. “Essas ações certamente vão gerar oportunidades para: resgatar a competitividade da indústria nacional; funcionar como ferramentas de diminuição da dependência externa por tecnologia; e possibilitar a redução no déficit da área da saúde - que hoje está em U$ 11,5 Bilhões”, completou. Destacou também pontos que devem ser considerados no incremento de novos produtos e tecnologias no SUS: condições e acesso, desigualdade produzida pelo uso da tecnologia, necessidades epidemiológicas, capacidade instalada, qualidade, segurança, eficácia e custo.
O presidente da ABIIS, Carlos Gouvêa, destacou a importância do evento e da participação do DGITS na reunião - “O resultado desse evento foi fantástico”.
Clique na imagem para ampliar