Tabagismo: aberta consulta pública
A proposta do Ministério da Saúde é retirar a pastilha de nicotina e manter a goma
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) informa que está aberta a consulta pública para o tratamento da dependência a nicotina. A população terá até o dia 13 de junho para participar.
O Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologia em Saúde (DGITS) do Ministério da Saúde avaliou as evidências científicas sobre eficácia, segurança e o impacto orçamentário na manutenção da pastilha e goma de nicotina no tratamento dos tabagistas. A proposta inicial era a retirada de ambas as tecnologias.
Após análise dos estudos verificou-se a eficácia no tratamento dos pacientes submetidos à terapia medicamentosa paralela ao uso da goma. Quanto a pastilha não houve qualquer comprovação nos resultados. Neste contexto a plenária da Conitec deliberou pela exclusão da pastilha e manutenção da goma.
Cabe ressaltar que o tratamento do combate ao tabagismo está disponível no SUS por meio da Atenção Básica.
Das Consultas e Enquetes
As consultas ficam vigentes por 20 dias e tem por objetivo viabilizar a participação da sociedade nos processos de avaliação de tecnologias em saúde, bem como na atualização de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT), por meio das enquetes, participe!
Como participar
Utilize os formulários eletrônicos disponíveis no nosso portal, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões.
Para acessar o relatório de recomendação inicial clique aqui!