Texto do PCDT para prevenção da transmissão vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais é atualizado após recomendação da Conitec
Atualização inclui tratamento com novo medicação para gestantes vivendo com HIV e testagem universal da hepatite C durante o pré-natal
O Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para prevenção da transmissão vertical do HIV, Sífilis e Hepatites Virais foi atualizado, após recomendação favorável pela Conitec. O documento foi publicado pela primeira vez em 2017 e orienta o manejo para gestantes e parceiros sexuais sobre possíveis infecções sexualmente transmissíveis (IST) que podem ser transmitidas da mãe para o filho durante a gestação. A atualização contemplou mudanças sobre o esquema terapêutico preferencial de terapia antirretroviral para gestantes vivendo com HIV, com a incorporação do antirretroviral dolutegravir, e também na recomendação para rastreio da hepatite C durante o pré-natal, com a inclusão da testagem universal para rastreio da doença.
Clique aqui para ler o PCDT.
As IST são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada; ou da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Para evitar, é necessário iniciar o tratamento com medicamentos antirretrovirais com urgência. A medida melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são todos gratuitos nos serviços de saúde do SUS.