Perspectiva do Paciente: abertas novas chamadas públicas
Iniciativa permite que os inscritos compartilhem experiências com o Plenário, durante as reuniões da Comissão. Foram abertas três novas chamadas públicas
A Secretaria-Executiva da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu três chamadas públicas para a Perspectiva do Paciente. A iniciativa abre espaço para que usuários do SUS compartilhem com o Plenário da Comissão suas experiências sobre o uso dos tratamentos em avaliação ou à condição de saúde relacionada. Para participar é preciso se inscrever para o tema de interesse. O prazo se encerra no dia 31 de maio.
Acesse aqui as orientações.
Associações também podem participar, mas as inscrições são feitas via CPF, ou seja, em nome de pessoa física. Vale ressaltar que, especificamente para duas das chamadas públicas em andamento, as de número 35 e 36, serão priorizadas as inscrições de pacientes que vivem a condição de saúde e que utilizem ou já tenham utilizado os medicamentos em avaliação, conforme a sinalização abaixo.
Na prática
Após o processo de inscrição os voluntários escolhem um representante titular e um suplente para o tema no qual se inscreveram. No dia da reunião, o relato não pode ultrapassar dez minutos. Também é permitido ao participante utilizar recursos de áudio ou vídeo. Encontros online auxiliam na preparação dos inscritos.
Perspectiva do Paciente
Inscrições até 31 de maio.
- Chamada 34/2021 - Voretigeno neparvoveque (Luxturna®) para pacientes adultos e pediátricos com perda de visão devido a distrofia hereditária da retina causada por mutações bialélicas do RPE65 confirmadas e que tenham suficientes células retinianas viáveis.
Chamadas em que serão priorizadas inscrições de pessoas com a condição de saúde e experiência nos medicamentos avaliados:
- Chamada 35/2021 - Associação dos medicamentos bictegravir / entricitabina / tenofovir / alafenamida para tratamento de adultos e pediátricos com infecção pelo HIV-1 virologicamente suprimidos e que apresentem doença renal crônica.
- Chamada 36/2021 – Larotrectinibe para tratamento de pacientes adultos e pediátricos com tumores sólidos localmente avançados ou metastáticos e que apresentam a fusão do gene NTRK.